PEDAGOGIA DO TRABALHO EDUCATIVO: ENTRE EPISTEMOLOGIAS E PRÁTICAS EM BENNER E FREIRE

  • Autor
  • Márcia Alessandra Beltrão Soares
  • Co-autores
  • Thaiany Guedes da Silva
  • Resumo
  • O objetivo desse estudo é compreender o significado do trabalho pedagógico nas definições epistemológicas e reflexões da prática, no que é específico ao trabalho. A metodologia é qualitativa com ênfase na interpretação e reflexão sobre o fenômeno numa perspectiva bibliográfica, amparada em Freire (1996), Benner (1998;2025), Pimenta (1996), Saviani (2011). Os resultados extraídos da reflexão, apontam a necessidade de aprofundar elementos que qualifique a formação humana imbuída de uma pedagogia crítico-emancipatória como sendo relevante e preponderante para a transformação social do trabalho. Dessa forma teremos práticas sociais e educativas no trabalho pedagógico humanizando os sujeitos em seus contextos e provocando mudanças na pedagogia do trabalho educativo.

  • Palavras-chave
  • Trabalho pedagógico, Epistemologia, Pedagogia escolar, Formação de pedagogos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica