Relato de experiência
Recreio Cultural: Transformando a hora do Recreio em um Palco de Talentos e Cidadania
Eixo Temático 03 - Escola, Cidadania e Cultura: Enfrentamos necessários e possíveis soluções para a comunidade, para a cidade e para o mundo.
Palavras – chave: escola, palco, talentos e oportunidades.
Autor(a)es e Instituição:
Professor Valdir Coimbra de Carvalho 1
EMEF José de Melo Sobrinho, Manacapuru, Amazonas – e-mail: vcoimbracarvalho@gmail.com
Eliza Reis Maciel 2, EMEF José de Melo Sobrinho, Manacapuru, Amazonas – 7? Ano
Introdução
A rotina escolar, muitas vezes, se limita à sala de aula e ao aprendizado formal. No entanto, a escola é um espaço de desenvolvimento integral, onde a cultura e a cidadania devem florescer. Pensando nisso, o projeto RC foi concebido para revitalizar o intervalo de 15 minutos do lanche, transformando-o em uma plataforma para expressões artísticas. Implementado na EMEF José de Melo Sobrinho, na comunidade rural Palestina, Lago do Calado, Manacapuru-Am há 74Km de Manaus pela AM-070. Seu objetivo é despertar talentos, incentivar a leitura e escrita e, ao mesmo tempo, cultivar uma audiência que seja sensível, crítica e respeitosa às diversas formas de manifestação cultural.
Objetivo
Despertar talentos artísticos nos alunos, enquanto os 15 minutos de lanche se tornam uma oportunidade prazerosa e enriquecedora. Inspirar os alunos a criar suas próprias obras. Tornar a escola um lugar mais vivo, atrativo e encorajador de transformações pessoais e sociais.
Método
O RC acontece às segundas, quartas e sextas-feiras. A aluna do 7º ano, Eliza Reis é a responsável por selecionar os alunos que se apresentarão em cada dia. As apresentações utilizam uma caixa amplificada, um microfone e um computador conectado à internet da escola. Essa configuração simples permite que os alunos cantem, recitem poesias, contem histórias ou mostrem outras habilidades artísticas para os colegas.
Impacto na Escola e na Comunidade
Desde implementado, o projeto demonstrou um impacto significativo. Na escola, houve um aumento notável no engajamento dos alunos, tanto daqueles que se apresentam quanto dos que assistem. A plateia demonstra entusiasmo e até mesmo cobra a realização do RC quando não acontece. A iniciativa valoriza os talentos dos alunos, os ensina a serem protagonistas e a se expressarem publicamente. Fomenta uma cultura de respeito e apreço pela arte, formando uma plateia mais consciente e participativa. Embora o impacto na comunidade mais ampla ainda seja incipiente, a escola começa a se consolidar como um polo de irradiação cultural.
Conclusão
O Recreio Cultural é uma prova de que a arte e a cultura podem ser elementos transformadores na escola. A iniciativa, que surgiu de forma simples, demonstrou ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento da cidadania, para a valorização da cultura e para a descoberta de talentos. Além de enriquecer a rotina escolar, fortalece a autoestima dos alunos, incentiva a criatividade e o pensamento crítico. E um exemplo de como pequenas ações podem gerar grandes mudanças no espaço escolar e na vida do discente.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica