Jornal Estudantil JMS como ferramenta de estímulo à leitura, escrita e cidadania na Escola Municipal José de Melo Sobrinho

  • Autor
  • Valdir Coimbra de Carvalho
  • Co-autores
  • Alice Rebeca da Silva Cruz Oliveira , Eliza Reis Maciel , Gustavo da Silva de Lira , Jamile Santos da Silva
  • Resumo
  • Relato de experiência: Jornal Estudantil JMS - Uma ferramenta para a cidadania e a cultura

     

    Introdução

    O projeto Jornal Estudantil JMS surge como uma iniciativa pedagógica na Escola Municipal José de Melo Sobrinho, localizada na comunidade rural Palestina, no Lago do Calado, em Manacapuru (AM). A escola, distante 74km da capital Manaus pela AM-070, atende comunidades com características e necessidades específicas. Diante da necessidade de fortalecer a leitura, escrita e a intimidade com os gêneros literários, o projeto propõe um espaço de produção de conteúdo local, relevante e significativo para o cotidiano escolar. O jornal visa transformar o ambiente escolar em um "celeiro de notícias", promovendo a participação ativa de alunos e da comunidade.

     

    Objetivo

    Estimular a leitura, a escrita e o pensamento crítico nos alunos, utilizando o jornal estudantil como meio. Proporcionar um ambiente dinâmico e participativo, no qual os estudantes se tornem protagonistas na produção e disseminação de informações, desenvolvendo sua cidadania com um olhar mais atento e responsável sobre a realidade local.

     

    Método

    A produção do jornal é realizada por uma equipe de alunos do 7º ano (Gustavo, Jamile, Elisa e Alice), supervisionados pelo professor Valdir Coimbra e pela secretária da escola Valcilene Santos de Moraes. O processo se dá no computador da escola e o conteúdo é dividido em cinco colunas: Informações da escola, Notícias em geral, Homenagens/Recados, Mensagens motivacionais e Fofocas de corredor. O conteúdo, muitas vezes coletado através de caixas de sugestões, é editado e selecionado pela equipe, com especial atenção à responsabilidade na divulgação das informações. A edição é finalizada todas as sextas-feiras e publicada no mural da escola, gerando curiosidade e discussões que se estendem por toda a semana.

     

    Impacto na Escola e na Comunidade

    A implantação do jornal gerou impacto na comunidade escolar. A publicação semanal se tornou um hábito, os alunos chegarem às segundas-feiras com a expectativa de ler a nova edição. As caixas de coleta de sugestões e recados cheias, demonstram o engajamento de todos. O projeto promove o desenvolvimento de habilidades de escrita e análise crítica, ensinando os alunos a verificar a veracidade das informações e a combater as fake news. Esse processo os prepara para viver a cidadania de forma consciente e responsável. O jornal, informa, provoca risadas, frisson, feedback positivo e fortalece a identidade local.

     

    Conclusão

    O Jornal Estudantil JMS se consolidou como uma prática pedagógica bem-sucedida, que vai além do mero exercício de escrita. É um espaço de descoberta para os alunos, que se reconhecem como escritores e analistas da realidade. A iniciativa prova que a escola, mesmo em áreas rurais e distantes, pode ser um centro de efervescência cultural e de produção de conhecimento relevante. Ao estimular a responsabilidade na divulgação de informações e o senso crítico, o projeto contribui diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes, aptos a enfrentar os desafios da sociedade.

     
  • Palavras-chave
  • escola, estímulo, leitura, escrita e cidadania
  • Modalidade
  • Comunicação oral
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