SEHAYPÓRI: UMA ABORDAGEM AUDIOVISUAL PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO SATERÉ-MAWÉ

  • Autor
  • Jousefe David Matos de Oliveira
  • Resumo
  •  

    O artigo apresenta a proposta Sehaypóri (“coleção de histórias” em Sateré-Mawé), que utiliza o audiovisual como estratégia educomunicativa para preservar e difundir narrativas tradicionais do povo Sateré-Mawé. A oralidade, base da transmissão de saberes, está ameaçada por fatores como urbanização e mídias hegemônicas. A pesquisa qualitativa, com observação participante e pesquisa-ação, realizou oficinas com professores da Licenciatura Intercultural Indígena da UEA, envolvendo escolha de histórias, produção de desenhos, gravação em língua materna e edição de vídeos. Os resultados indicam que o vídeo, sem substituir a oralidade, fortalece a identidade cultural, enriquece práticas pedagógicas e estimula autoria. Conclui que a educomunicação integra tradição e inovação, promovendo protagonismo docente e valorização dos saberes ancestrais.

     

  • Palavras-chave
  • Educomunicação; Educação Escolar Indígena; Sateré-Mawé; Audiovisual.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica