INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA AMAZONENSE: PANORAMA ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

  • Autor
  • José César Oran Bendaham
  • Co-autores
  • Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • Este estudo tem como foco a identificação dos requisitos científicos estabelecidos por pesquisadores da região Norte do Brasil, destacando o crescimento da iniciação científica no estado do Amazonas. Historicamente, essa região enfrentou desafios estruturais significativos, como a insuficiência de investimentos em infraestrutura acadêmica e as dificuldades de acesso a tecnologias, fatores que limitaram o desenvolvimento de pesquisas relevantes. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar o panorama atual da iniciação científica no Amazonas, abordando seus desafios e perspectivas. Nos últimos anos, projetos de pesquisa vêm ganhando destaque, especialmente nas áreas de rastreabilidade da produção avícola, saúde pública e manejo de recursos naturais, setores estratégicos para o contexto amazônico. A presente investigação baseia-se em uma abordagem bibliográfica e documental, utilizando registros de feiras científicos. Foram analisados projetos publicados nos anais dos eventos dos últimos dez anos, com ênfase em iniciativas apresentadas na FEBRACE, MOSTRATEC e FEBIC, priorizando aqueles provenientes do estado do Amazonas. Apesar dos desafios históricos, avanços relevantes foram alcançados, como a implementação de sistemas automatizados nos processos produtivos e a valorização do conhecimento tradicional. Assim, o Amazonas se consolida como um polo emergente de pesquisa científica no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de soluções estratégicas voltadas à sustentabilidade e à segurança alimentar. Para garantir a continuidade desse crescimento, torna-se imprescindível a manutenção dos investimentos e a superação das barreiras estruturais que ainda limitam o avanço da iniciação científica na região.

  • Palavras-chave
  • Iniciação científica, Educação básica, Amazonas, MOSTRATEC, FEBIC.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica