Entre Normas e Práticas: Uma Análise Cartográfica do Ensino de Ciências no Ensino Presencial Mediado Por Tecnologia em uma escola da zona rural rodoviária de Manaus

  • Autor
  • Gleiciane Gonçalves Raimundo
  • Co-autores
  • Caroline Martins de Carvalho Santos , Maria Ione Dolzane Feitosa
  • Resumo
  • O relato de experiência analisa o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologias no Amazonas, a partir da perspectiva cartográfica inspirada em Deleuze e Guattari, realizada no Estágio Supervisionado em Gestão Escolar em uma escola rural rodoviária de Manaus. A modalidade busca ampliar o acesso à Educação Básica em regiões remotas por meio de aulas transmitidas via IPTV. O estágio evidenciou que, embora represente um avanço no acesso, essa modalidade apresenta limites pedagógicos e culturais, pouca contextualização dos conteúdos, interação restrita entre professores e estudantes e baixa valorização dos saberes amazônicos. Surgem brechas criativas quando docentes e comunidades integram conhecimentos locais, favorecendo aprendizagens mais significativas. Para fortalecer o programa requer escuta, flexibilização curricular e maior articulação entre ciência e saberes tradicionais, tornando o ensino mais vivo e conectado às realidades da região

  • Palavras-chave
  • ensino mediado por tecnologia, cartografia, ensino de ciências, Amazônia, epistemologia da diferença.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica