A educação matemática enfrenta inúmeros desafios relacionados à aprendizagem das quatro operações básicas, que constituem a base para conteúdos mais complexos do currículo. Muitos estudantes do Ensino Fundamental II apresentam dificuldades nesse processo, comprometendo seu desempenho escolar. Nesse contexto, os jogos matemáticos emergem como alternativa pedagógica significativa, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e alinhadas a metodologias ativas de ensino.
A Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima dispõe de uma sala de recursos equipada com um acervo diversificado de jogos, como tangram, dominó das operações, bingo matemático, geoplano, torre inteligente, jogos de memória, entre outros; possibilitando práticas inovadoras no ensino da matemática. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Programa Ciência na Escola e está em andamento, buscando compreender de que forma a aplicação desses materiais pode contribuir para a aprendizagem significativa, o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes.
O objetivo geral do projeto é avaliar o impacto do uso de jogos matemáticos na aprendizagem de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Senador João Bosco. Os objetivos específicos incluem:
· Selecionar e aplicar jogos matemáticos adequados à faixa etária e ao conteúdo curricular.
· Identificar de que maneira os jogos da sala de recurso pode contribuir para aprendizagem do aluno na disciplina de Matemática;
· Mensurar os impactos da aplicação dos jogos da sala de recurso no desempenho escolar dos estudantes;
A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, participativa e interpretativa, envolvendo a professora titular da turma e estudantes no planejamento e execução. A coleta de dados será realizada por meio de observações e questionários, as etapas do projeto incluem: diagnóstico inicial, seleção dos jogos, aplicação das atividades lúdicas, acompanhamento, culminância com socialização para outras turmas, coleta e análise de dados, finalizando com a elaboração de relatório. A prática pedagógica ocorrerá durante as aulas regulares de matemática, com a professora titular, utilizando jogos como ferramentas para reforçar conteúdos relacionados às operações básicas.
Espera-se que o projeto gere múltiplos impactos positivos. Na escola, a principal contribuição será a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes, uma vez que os jogos favorecem a consolidação de conceitos de forma prática e prazerosa. Além disso, a proposta amplia a motivação dos alunos, estimulando o interesse pela disciplina e fortalecendo competências socioemocionais como cooperação, comunicação e empatia. Para os professores, o projeto representa a possibilidade de inovar na prática pedagógica, adotando estratégias que valorizam o lúdico e o protagonismo discente.
Na comunidade, os resultados poderão repercutir na valorização da escola enquanto espaço de inovação educacional, promovendo maior integração entre família, estudantes e corpo docente. A culminância das atividades possibilitará a socialização dos conhecimentos adquiridos com outras turmas, ampliando o alcance da proposta e fortalecendo a identidade coletiva da comunidade escolar. Em síntese, o projeto reafirma a relevância dos jogos matemáticos como instrumentos pedagógicos capazes de potencializar a aprendizagem significativa, desenvolvendo raciocínio lógico, pensamento crítico e maior autonomia na resolução de problemas.
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