ETNOMATEMÁTICA E QUESTÕES DE GÊNERO ENTRE MULHERES INDÍGENAS ARTESÃS NÃO ALDEADAS DA ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES ARTESÃS DO ALTO RIO NEGRO - AMARN

  • Autor
  • ROSILEI CARDOZO MOREIRA
  • Co-autores
  • LUZIA BRAGA PEREIRA DE MELO , GERSON RIBEIRO BACURY
  • Resumo
  •  

    Este estudo, sob a perspectiva da Etnomatemática, investiga a articulação entre saberes tradicionais e conhecimentos matemáticos nas áreas de números, grandezas e medidas, e educação financeira, mobilizados por mulheres indígenas artesãs não aldeadas da AMARN. A pesquisa qualitativa etnográfica envolveu rodas de conversa, observação participante, análise de produtos e registros fotográficos para compreender essa relação em meio às desigualdades de gênero enfrentadas. Os resultados indicam que essas mulheres transformam o fazer artesanal em espaço de resistência, empoderamento e transmissão de saberes. O estudo destaca a necessidade de abordagens pedagógicas que valorizem a epistemologia indígena e promovam a justiça cognitiva, especialmente na educação matemática e na inclusão econômica. As estratégias coletivas observadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (erradicação da pobreza) e 5 (igualdade de gênero).

     

  • Palavras-chave
  • Etnomatemática, Mulheres indígenas não aldeadas, Artesanato, Desigualdade de Gênero, Educação intercultural, Justiça cognitiva.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica