DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE CRECHE: EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM CENÁRIO MANAUENSE

  • Autor
  • Maria Goreth da Silva Vasconcelos
  • Co-autores
  • Helane Mary de Oliveira Prado , Jeane Vasconcelos de Oliveira , João Luiz da Costa Barros
  • Resumo
  •  

    Trata-se do experienciado em uma creche na cidade de Manaus, ante ao Acompanhamento de Práticas com Ações Formativas ocorrido sob a responsabilidade da equipe de formadores da Educação Infantil da DDPM/SEMED. O projeto teve como objetivo compreender a função da Educação Infantil no acesso das crianças à cultura escrita, considerando as peculiaridades que permeiam as interações nessa etapa de Educação. A metodologia adotada, ancorou-se nos pressupostos da Pesquisa Colaborativa, a qual se configura como uma prática social que possibilita a criação de contextos formativos entre pesquisadores e professores, conduzindo-os a assumirem conjuntamente, a responsabilidade em problematizar, refletir e transformar as práticas do ambiente em estudo. Contou com a participação de 28 professoras. De modo reflexivo e dialógico articulou formação docente e pesquisa, mobilizando saberes a respeito do desenvolvimento profissional em contexto de creche, quiçá a mudança no cenário educacional local.

     

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento profissional, formação docente, educação infantil (fase creche), cultura escrita
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica