O APLICATIVO INVENTECA NA CONSTRUÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS LEITORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL IVOMAR DE LIMA VIEIRA

  • Autor
  • Suziane Brito de Matos
  • Co-autores
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchôa
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa analisou o impacto do aplicativo Inventeca no desenvolvimento de experiências leitoras na educação infantil. Realizado com crianças de 5 e 6 anos, da Escola Municipal Ivomar de Lima Vieira, o estudo explorou a contribuição do aplicativo para o enriquecimento da linguagem oral e à construção de narrativas. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa e interventiva, envolvendo atividades práticas com 20 crianças de uma escola pública, utilizando o aplicativo para a criação de histórias baseadas em imagens.  Os resultados mostram que o Inventeca facilitou a integração de tecnologias na sala de aula, promovendo criatividade, autonomia e interação cultural. Concluiu-se que o uso de ferramentas digitais, como o Inventeca, enriquece práticas pedagógicas e fomenta as experiências de desenvolvimento integral das crianças.

     

  • Palavras-chave
  • educação infantil; linguagem oral; tecnologia; narrativas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica