Educação Financeira Inclusiva: práticas pedagógicas no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Ji-Paraná/RO

  • Autor
  • NEUCIDIANE ANTONIA SEGATTO
  • Co-autores
  • Josiléa Cristina Barbosa dos Santos , Camila Camargo Senhorinho Santos Denny Brown
  • Resumo
  •  

    Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada em 2024 com três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo 90 alunos, incluindo estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Deficiência Intelectual (DI). A proposta teve como foco a abordagem inclusiva da educação financeira, articulada ao ensino de frações e porcentagens, com base na realidade dos estudantes e de suas famílias. Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos princípios da Educação Matemática Crítica de Skovsmose e no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) de Rômulo Lins, o projeto promoveu o desenvolvimento de competências matemáticas, cidadãs e sociais por meio de metodologias ativas e pesquisa-ação. As atividades envolveram coleta e análise de dados familiares, construção de gráficos e debates, favorecendo a aprendizagem significativa e a autonomia dos alunos.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Financeira; Inclusão Escolar; Ensino Fundamental; Educação Matemática Crítica; Pesquisa-Ação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica