Diálogos e Responsabilização: práticas pedagógicas para homens autores de violência contra as mulheres

  • Autor
  • Bianca Miranda Tribuzy
  • Co-autores
  • Flávia Eugênia Rodrigues de Souza
  • Resumo
  •  

    Promover um espaço de formação coletiva, reflexão e diálogo sobre a metodologia de intervenção com homens autores de violência contra as mulheres, por meio de práticas pedagógicas que promovam responsabilização e prevenção da reincidência da violência. A oficina pretende explicitar a função dos Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência contra as Mulheres na política de enfrentamento à violência contra elas.

    A criação de Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência contra as Mulheres é oriunda da Lei Maria da Penha (Brasil, 2006), em que em seu artigo n. 35, inciso V, prevê a criação de programas e centros educativos com intuito de diminuir a violência contra as mulheres no Brasil. Neste sentido, torna-se primordial discutirmos acerca das políticas de enfrentamento à violência de gênero e como essas intervenções auxiliam para o rompimento dos ciclos de violação dos Direitos Humanos.

    Tendo como referência, a Recomendação nº 124/2022 do Conselho Nacional de Justiça institui a implementação dos grupos reflexivos e responsabilizantes como política pública nacional, reconhecendo-os como instrumentos educativos e preventivos. No Amazonas, a experiência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tem demonstrado o potencial pedagógico desses grupos como espaço de diálogo, desconstrução de masculinidades hegemônicas e promoção de novas formas de convivência social.

         A oficina será desenvolvida de forma interativa e dialógica, baseada em metodologias ativas:

    ?      Acolhida e apresentação dos/as participantes.

    ?      Exposição sobre a fundamentação teórica (gênero, construção social das masculinidades, responsabilização).

    ?      Relato de experiência de como os grupos têm se desenvolvido no TJAM.

    ?      Simulação da metodologia de grupos reflexivos.

    ?      Discussão sobre desafios e potencialidades da aplicação em diferentes contextos.

     

    ?      Socialização coletiva e sistematização dos aprendizados.

     

  • Palavras-chave
  • violência de gênero, direitos humanos, masculinidades, responsabilização, metodologias ativas
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • Oficina temática
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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