POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE MULHERES PESCADORAS DO MUNICÍPIO DO CAREIRO DA VÁRZEA-AM

  • Autor
  • ANA RITA DE OLIVEIRA PAULINO
  • Co-autores
  • AUCIMARA SOUZA DO NASCIMENTO
  • Resumo
  •  

    Partimos de uma reflexão teórica em diálogo com a linha da Educação do Campo e dos Movimentos Sociais, buscando um resgate da história dos movimentos campesinos ocorridos no Brasil, no período colonial e pós-colonial, com estudo da obra de Medeiros (1989), e na França no período Napoleônico, onde a figura do camponês fez-se presente com a obra 18 brumário, Marx (2011). Buscou-se fazer uma relação destes históricos bibliográficos com o grupo de mulheres pescadoras do município do Careiro da Várzea, no Amazonas. A metodologia utilizada partiu de estudos teóricos, discutindo a questão dos movimentos sociais organizados como propulsores de políticas públicas. Os resultados apontam para a importância de conhecer o material histórico dialético dos movimentos sociais do campo e, principalmente, o papel da Educação do Campo como uma política pública essencial aos movimentos do campo, pois esta tem ajudado estes movimentos a resistirem e lutarem por políticas públicas.

  • Palavras-chave
  • Políticas públicas; educação do campo; movimentos sociais; mulheres pescadoras.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
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