A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO: UM RETRATO DAS CRIANÇAS COM TEA E TDAH NA ESCOLA MUNICIPAL GUAJARINA PRESTES EM PARINTINS/AM

  • Autor
  • Lucas Costa Reis
  • Resumo
  • O estudo dos transtornos mentais tem se destacado na educação e na saúde, promovendo integração entre teoria e prática no cuidado ao desenvolvimento cognitivo, emocional e físico. A enfermagem contribui no ensino superior e na saúde, em equipe multidisciplinar, oferecendo ferramentas baseadas no cuidado e na integridade humana. Esta pesquisa teve como objetivo orientar indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) sobre o corpo humano, suas funções e cuidados relacionados a tratamento e vacinação, considerando suas demandas. A metodologia foi a pesquisa-ação, com interação multiprofissional, atividades e jogos lúdicos, aplicada na Escola Municipal Guajarina Prestes, em Parintins-AM. Os resultados mostraram ampliação da percepção profissional, destacando a importância da vivência prática para compreender acolhimento e especificidades.

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Transtorno de Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica