ALFABETIZAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTABILIDADE COM JOGOS NO STEAM ENTRE OS ALUNOS DO PROGRAMA ACELERA DA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS GOMES 2025.

  • Autor
  • Paulo Henrique Costa do Couto
  • Co-autores
  • Valdeniza das Dores e Silva Morais , Diego França de Souza , Clara Ferreira Calderaro da Silva , Larissa Emanuella da Silva Sampaio , Emanuelly Victoria de Carvalho Lobato
  • Resumo
  • O presente Plano Investigativo STEAM (PIS), desenvolvido na Escola Municipal

    Carlos Gomes, DDZ Oeste, em Manaus/AM, sob a Coordenação do Professor Paulo

    Henrique Costa do Couto, em Parceria com a Professora Valdeniza das Dores e

    Silva Morais, tem como objetivo central promover a alfabetização dos alunos do

    Programa Acelera. O plano articula a temática da alimentação saudável e da

    sustentabilidade ao processo de ensino-aprendizagem, utilizando jogos educativos

    como estratégia didática. Fundamentado na abordagem STEAM, que integra

    Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o projeto busca proporcionar

    práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares, valorizando a aprendizagem

    baseada em projetos e a cultura maker.

  • Palavras-chave
  • STEAM, Alimentação saudável, alfabetização
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

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