ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NA EJA: UM PROJETO STEAM INTEGRANDO TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE NO REUSO DE ÓLEO DE COZINHA

  • Autor
  • Luana Monteiro da Costa
  • Co-autores
  • DAIANE DOS SANTOS NASCIMENTO , MARIA FERREIRA BENTES , ROSIMEIRE SILVA DA SILVA , WEVERTON BEZERRA DE AQUINO
  • Resumo
  • Este texto relata a implementação de uma ação pedagógica voltada para a coleta de óleo de cozinha usado, desenvolvido no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e fundamentado na abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O estudo teve como objetivo o de estimular aprendizagens significativas em educação ambiental, além de examinar os impactos socioambientais e econômicos decorrentes da iniciativa. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de caráter participante, uma vez que envolveu o engajamento ativo da educadora, dos estudantes e da comunidade escolar em todas as etapas do processo. Foram planejadas e executadas ações educativas que integraram dimensões científicas, tecnológicas, artísticas e matemáticas, sempre orientadas pela valorização da sustentabilidade e da consciência ecológica. As estratégias metodológicas contemplaram rodas de conversa, práticas de coleta, experimentos laboratoriais e a utilização de recursos digitais, favorecendo a aproximação entre teoria e prática no cotidiano escolar. Os resultados obtidos apontam que a abordagem STEAM se mostrou eficaz para ampliar o engajamento dos estudantes, promovendo a construção de conhecimentos críticos e a ressignificação de atitudes relacionadas ao descarte e ao reaproveitamento do óleo de cozinha.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização ecológica, EJA, STEAM, Sustentabilidade
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica