Brinquedo da Nossa Criança: Resgatando o Brincar, Construindo Saberes

  • Autor
  • João Lucas Silva Lima
  • Co-autores
  • Fábio Augusto Santos dos Santos , Geana Gabriela Alves das Chagas , Lucas Bezerra dos Santos , Marcelo André Barbosa Salgado
  • Resumo
  • "Brinquedo da Nossa Criança: Resgatando o Brincar, Construindo Saberes" é um projeto da EMEF José de Melo Sobrinho, escola rural em Manacapuru, no Lago do Calado. O objetivo do projeto é valorizar os saberes locais, fortalecer os laços entre a escola e a comunidade e promover a sustentabilidade ambiental por meio da criação de brinquedos tradicionais com materiais reciclados.

    A iniciativa partiu da percepção de que a escola precisava se conectar mais com as famílias e os costumes da região, que tem forte ligação com o campo e as águas. Para isso, o projeto, desenvolvido com alunos do 8º ano, integrou conceitos de geometria, artes e sustentabilidade com o conhecimento tradicional da comunidade.

    No método, alunos foram os responsáveis por coletar materiais reutilizáveis, como garrafas PET e caixas de papelão. Em oficinas realizadas no pátio da escola, pais e alunos trabalharam juntos para construir os brinquedos. Essa abordagem permitiu a troca de saberes e a valorização do brincar como um direito e uma prática enriquecedora, sem a necessidade de brinquedos industrializados.

    O projeto teve um impacto significativo na escola e na comunidade. Houve um aumento na participação dos pais em atividades escolares, fortalecendo o diálogo com os professores. A iniciativa criou um ambiente de colaboração, onde o conhecimento tradicional e a criatividade foram valorizados. As crianças se sentiram valorizadas ao receberem brinquedos únicos, feitos com carinho por seus pais. Para a comunidade, a iniciativa despertou uma maior consciência sobre a responsabilidade ambiental e o reaproveitamento de materiais.

    Em conclusão, o projeto demonstrou que a educação pode ir além da sala de aula, integrando-se à realidade e à cultura da comunidade. Além de conscientizar sobre a sustentabilidade, ele fortaleceu laços sociais e valorizou a cultura local. O sucesso do "Brinquedo da Nossa Criança" mostra que a sustentabilidade pode ser ensinada de forma prática e afetuosa, deixando um legado positivo para o futuro das crianças e da comunidade do Lago do Calado.

  • Palavras-chave
  • sustentabilidade, brincar tradicional, resgate, etnoconhecimento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica