CORRENTEZA SUSTENTÁVEL – DO IGARAPÉ AO OCEANO

  • Autor
  • Juliana Viana Barbosa de Souza
  • Co-autores
  • Bruno Correa de Sousa , Maria Eduarda Oliveira Maciel , Maikel Sulivan Avelar Torres , Victor Hugo de Aquino Alencar
  • Resumo
  •  

    Os igarapés amazônicos constituem ecossistemas essenciais para a biodiversidade e para a sobrevivência das comunidades locais. No entanto, enfrentam graves problemas de poluição decorrentes do descarte inadequado de resíduos sólidos e químicos, que comprometem a qualidade da água e o equilíbrio ambiental (Silva; Pereira; Melo, 2023). Estudos indicam que cerca de 80% do lixo presente nos oceanos têm origem terrestre, sendo predominantemente plásticos e metais (Santos, 2022). Essa problemática evidencia que impactos locais reverberam em escala global. Diante disso, a educação ambiental deve promover o consumo consciente e atitudes sustentáveis desde a infância (Oliveira; Souza, 2024). O projeto “Correnteza Sustentável – Do Igarapé ao Oceano” utilizou a tecnologia digital como recurso pedagógico para sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental II. Por meio da plataforma MakeCode Arcade, foi desenvolvido o jogo “Guardiões das Águas”, interativo em formato de labirinto, no qual os participantes percorrem igarapés, coletam resíduos e respondem a quizzes relacionados à sustentabilidade (Moraes; Lima, 2024). A proposta está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2023) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o ODS 14, que trata da vida na água (ONU, 2025).

  • Palavras-chave
  • sustentabilidade, ciências, tecnologia, igarapé
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica