Este projeto teve como propósito explorar a biodiversidade dos peixes do rio Amazonas por meio da criação de hologramas 3D. A proposta surgiu a partir de uma visitação dos alunos do 3º ano da E.M. Prof.ª Aribaldina de Lima Brito ao Museu da Amazônia (MUSA) e, naquela ocasião, nasceu nos estudantes o interesse pelos seres dos ecossistemas aquáticos amazônicos, especialmente os peixes, que foram observados por eles, além disso, esta pesquisa se propôs ao diálogo entre o conhecimento científico e o saber ancestral. O objetivo principal deste estudo foi o de promover uma experiência educativa em que os alunos pudessem representar, em hologramas 3D, as principais espécies de peixes do rio Amazonas, destacando sua biodiversidade, comportamento, papel ecológico, sua importância na cultura amazônica e ameaças ambientais. O estudo envolveu levantamento bibliográfico, pesquisa exploratória, visita técnica ao aquário do MUSA, seleção de espécies representativas e produção de modelos animados em 3D exibidos em dispositivo holográfico confeccionados a partir de material reciclado. Inicialmente os estudantes apresentaram dificuldade no manuseio de ferramentas tecnológicas como o uso da Inteligência Artificial (IA), criação de prompt e edição dos vídeos produzidos, além de que, eles ainda não estavam familiarizados com os termos apresentados e conceitos referentes as imagens em três dimensões, tecnologia de modelagens, dentre outros. Foi necessário então que a professora/facilitadora dispusesse um momento para apresentar aos alunos estas terminologias atinentes às inovações tecnológicas, bem como os recursos que seriam utilizados na pesquisa.
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