APLICAÇÃO DA PORCENTAGEM NO COTIDIANO: EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANACAPURU/AM

  • Autor
  • BRYAN LYNNEKER DANTAS DE SOUZA
  • Resumo
  • Este projeto escolar teve como objetivo mostrar aos alunos do 7º ao 9º ano da EMEF São João - Ubim como a porcentagem é usada na vida real, especialmente em áreas rurais e comunidades indígenas.

     

     

    O projeto conectou a matemática ao dia a dia dos alunos, usando exemplos de suas próprias realidades, como a venda de produtos agrícolas e artesanato. Por cerca de 40 dias, os estudantes aprenderam a calcular descontos, acréscimos e juros. Um exemplo prático foi o cálculo de um aumento de 30% no preço do mel, que ajudou os alunos a ver a relevância da matemática para administrar seus próprios negócios.

     

     

    Ao final do projeto, os alunos demonstraram maior interesse e curiosidade pela matemática. Eles perceberam que o aprendizado vai além da sala de aula e que a matemática é uma ferramenta essencial em suas vidas, ajudando-os a entender e gerenciar suas finanças de forma prática. O projeto mostrou que a aprendizagem é mais significativa quando está ligada à realidade dos alunos.

  • Palavras-chave
  • MATEMÁTICA, FINANÇAS, APLICAÇÃO.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica