O projeto de Residência Pedagógica, subprojeto de Física, foi idealizado com o propósito de aprimorar a formação docente, oferecendo aos acadêmicos uma experiência prática na aplicação de metodologias ativas no ensino. Este trabalho detalhou as estratégias pedagógicas aplicadas em uma escola estadual de Itacoatiara, Amazonas, para tornar o ensino de Física no ensino médio mais relevante. As abordagens foram especialmente adaptadas ao contexto da pandemia de COVID-19, quando o ensino híbrido se tornou necessário. O objetivo principal foi analisar as experiências e os aprendizados obtidos durante o Residência Pedagógica, destacando como as atividades desenvolvidas impactaram a formação docente do residente e das adaptações de ensino implementada. Adicionalmente, buscou-se descrever as metodologias de trabalhos adotadas, os projetos realizados e a interação com os alunos e a equipe da escola, evidenciando como a prática contribuiu para a superação de desafios no ensino de Física, demonstrando como a integração de atividades práticas e o uso de recursos digitais podem facilitar a compreensão de conceitos complexos em Física e manter o engajamento dos estudantes, mesmo em situações de ensino remoto. O trabalho baseia-se em um relato de experiência com abordagem qualitativa. As ações incluíram o planejamento e a implementação de aulas com abordagens inovadoras. Os experimentos foram adaptados com materiais de baixo custo para o ambiente presencial e com o uso de simulações digitais e vídeos explicativos para o ensino remoto. A interação com os alunos foi promovida através da resolução de problemas contextualizados e da criação de espaços de discussão online. Na escola, o projeto impactou diretamente o ensino de Física, introduzindo metodologias ativas e o uso de tecnologia que tornaram o aprendizado mais dinâmico e crucial. Para a comunidade, o projeto mostrou o compromisso em formar profissionais da educação adaptáveis e inovadores, capazes de superar barreiras de acesso e manter a qualidade do ensino, preparando os estudantes para o pensamento crítico e para sua compreensão. A experiência na Residência Pedagógica demonstrou que a formação docente deve ser flexível, com foco na aplicação de metodologias ativas. A necessidade de adaptação durante a pandemia reforçou a importância do uso de recursos digitais e da busca por novas abordagens para o ensino de Física. O projeto mostrou-se fundamental para a capacitação de futuros professores e serviu como um modelo valioso para a inovação pedagógica na educação brasileira.
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