ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E INCLUSÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO

  • Autor
  • Sarah Jéssica Guimarães Costa Tobar
  • Co-autores
  • Renata Duarte Lima , Andreza Cristiana da Silva Pedroso
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho discute a relevância dos espaços não formais de educação para a promoção da alfabetização científica e da inclusão. A pesquisa, fundamenta-se em revisão bibliográfica com autores como Marandino, Jacobucci, Chassot e Queiroz, que destacam a necessidade de aproximar cultura científica e experiências sociais em diferentes contextos. Argumenta-se que, ao favorecerem aprendizagens lúdicas, interativas e acessíveis, museus, centros de ciências, jardins e outros espaços não formais contribuem para a democratização do conhecimento e para a formação crítica dos estudantes. Defende-se que a inclusão se fortalece nesses ambientes ao valorizar diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, possibilitando que crianças, jovens e adultos vivenciem experiências de forma coletiva e participativa. Conclui-se que tais espaços são fundamentais para ampliar a alfabetização científica em uma perspectiva de cidadania e justiça social.

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização científica, Inclusão, Espaços não formais, Ensino de Ciências.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica