Este texto expõe como a proposta de transversalidade foi aplicada por dois componentes curriculares, Arte e Língua Portuguesa, no Ensino Presencial Mediado por Tecnologia (EPMT). O projeto foi realizado em 2025, com 305 estudantes matriculados em 33 turmas do 9º ano do Ensino Fundamental situadas na zona rural de 14 municípios do Amazonas. O conto A moça tecelã, de Marina Colasanti, baseou o trabalho por ser um elemento artístico-literário cuja matéria-prima é a palavra. Os professores ministrantes de cada componente curricular controlaram as habilidades e os objetos de conhecimento para definir a aula do módulo em que o conto seria trabalhado. Concluiu-se que o texto literário promove a integração entre leitura crítica, sensibilidade estética e criatividade, evidenciando o potencial da transversalidade como um caminho pedagógico que valoriza a competência comunicativa para a sócio-interação. O trabalho foi fundamentado em preceitos teóricos de GALLO (2005); COELHO (2000); BNCC (2017).
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica