TECENDO PALAVRAS E GESTOS: A TRANSVERSALIDADE ENTRE ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA EM AULAS DO 9º ANO-EF DO ENSINO PRESENCIAL MEDIADO POR TECNOLOGIA (EPMT)

  • Autor
  • JOYCE CAMILA MARTINS
  • Co-autores
  • LÚCIA REGINA DOS SANTOS PAZ DE ARAÚJO , DENILSON SATURNINO DA SILVA
  • Resumo
  • Este texto expõe como a proposta de transversalidade foi aplicada por dois componentes curriculares, Arte e Língua Portuguesa, no Ensino Presencial Mediado por Tecnologia (EPMT). O projeto foi realizado em 2025, com 305 estudantes matriculados em 33 turmas do 9º ano do Ensino Fundamental situadas na zona rural de 14 municípios do Amazonas. O conto A moça tecelã, de Marina Colasanti, baseou o trabalho por ser um elemento artístico-literário cuja matéria-prima é a palavra. Os professores ministrantes de cada componente curricular controlaram as habilidades e os objetos de conhecimento para definir a aula do módulo em que o conto seria trabalhado. Concluiu-se que o texto literário promove a integração entre leitura crítica, sensibilidade estética e criatividade, evidenciando o potencial da transversalidade como um caminho pedagógico que valoriza a competência comunicativa para a sócio-interação. O trabalho foi fundamentado em preceitos teóricos de GALLO (2005); COELHO (2000); BNCC (2017).

  • Palavras-chave
  • Transversalidade, Leitura crítica, Apreciação estética, Ensino Presencial com Mediação Tecnológica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica