SCRATCH CHALLENGE: INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E DO INGLÊS EM PRÁTICAS INOVADORAS DE APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Marciléa Marques da Costa
  • Co-autores
  • Kelly Cristina Batista de Castro , Adrian Lucas da Silva Amaro , Rafaelly Wictória Rodrigues Tavares , Ryan Calebe dos Santos Soares
  • Resumo
  • O projeto Scratch Challenge integrou Pensamento Computacional e Inglês no 5º ano da Escola Estadual Helena Araújo (Manaus-AM), utilizando a plataforma Scratch para criação de jogos, histórias e animações. A experiência promoveu aprendizagem significativa, estimulou raciocínio lógico, criatividade e cooperação, consolidando-se como prática inovadora alinhada à BNCC e fortalecendo competências digitais, linguísticas e socioemocionais.

  • Palavras-chave
  • Pensamento Computacional; Ensino de Inglês; Scratch.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
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  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

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