Movimento escolanovista e a Sociedade Amazonense de Professores: Indícios para a História da Educação no Amazonas

  • Autor
  • Nicole Andrin Albuquerque Araujo
  • Co-autores
  • Marcos André Ferreira Estácio
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa tem como objetivo investigar a circulação e a apropriação das ideias do movimento escolanovista no Amazonas, com ênfase na atuação da Sociedade Amazonense de Professores (SAP), criada em 1930, e em sua Revista, lançada em 1931. Busca-se compreender como a SAP se constituiu em espaço de debate pedagógico e articulação política, promovendo reflexões sobre a modernização da educação regional. Para tanto, são analisados os exemplares da Revista de Educação da SAP, utiliza-se o indiciarismo, proposto pelo historiador  Carlo Ginzburg (1989), que permite identificar pistas da presença e adaptação das ideias escolanovistas. Os resultados parciais indicam que a Escola Nova foi reinterpretada no contexto amazônico, revelando tensões entre os ideais pedagógicos nacionais e as condições locais. Espera-se que a pesquisa contribua para compreender o papel da SAP e da Escola Nova na história da educação no Amazonas,  bem como suas influências e ressignificações regionais.

     

     

  • Palavras-chave
  • Escola Nova; História da Educação; Sociedade Amazonense de Professores; Amazonas
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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