INCIDÊNCIA DE PROVÁVEL TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO EM ESCOLARES DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS

  • Autor
  • ALEXANDRE FOLHADELA VAZ
  • Co-autores
  • LUCIO FERNANDES FERREIRA , Cleverton José Farias de Sousa , MATEUS RIBEIRO
  • Resumo
  • Este projeto investigará a incidência de provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC) em escolares ribeirinhos do Amazonas, com idades entre 7 e 10 anos. O TDC é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete a execução de habilidades motoras, afetando atividades da vida diária e escolar (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2013). A pesquisa será realizada em escolas da zona ribeirinha de Manaus, amostra de 200 alunos (100 meninos e 100 meninas). A avaliação será realizada por meio do instrumento Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2), que permite identificar dificuldades motoras e classificar o desenvolvimento motor em percentis (HENDERSON, SUGDEN, BARNETT, 2007). Os dados serão analisados por grau de severidade, idade cronológica e sexo. Este estudo buscará contribuir para a produção científica sobre pTDC em contextos sociogeográficos pouco explorados, além de fomentar políticas públicas voltadas à inclusão educacional.

     

  • Palavras-chave
  • Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Educação Inclusiva, Comunidades Ribeirinhas, Amazônia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica