TÁ QUENTE QUE SÓ! PODCAST CIÊNCIA NA PRÁTICA: DESVENDANDO O RACISMO AMBIENTAL NA ESCOLA

  • Autor
  • Nayara Ferreira Costa
  • Co-autores
  • Bernardo Coelho Castro , Nicolle Luanda Cerqueira Belém
  • Resumo
  •  

    Tudo no mundo começou com um sim” Lispector (2020) e foi com o aceite de participação em um concurso nacional de desenho e carta acerca das mudanças do clima que esta experiência de prática educativa se construiu. Centrando sua abordagem nos conceitos de racismo ambiental, o papel da COP 30 e o significado da sua realização na Amazônia foram desenvolvidas as atividades do concurso. Os estudantes se apropriaram das discussões construídas na escola e resolveram, para além do concurso, atuar em prol da comunidade escolar. Sob orientação da pedagoga da escola, os estudantes se mobilizaram e com as discussões conseguiram conhecer a percepção dos seus pares sobre as mudanças climáticas, a partir da leitura, análise e categorização dos dados coletados nas redações produzidas no concurso. No espaço de discussão e análise, aprofundaram-se na bibliografia do tema encontrados em Pereira e Amparo (2023) que afirmam ser o racismo ambiental o conceito ligado a distribuição desigual dos danos ambientais. Como conclusões, foram observadas as seguintes percepções dos estudantes:  há uma utilização de clima e condição meteorológica como sinônimos; relacionam as mudanças climáticas com seu cotidiano e demonstram insatisfação com o aumento das temperaturas; apontam ineficiências governamentais e há ponderações que as alterações de hábitos cotidianos podem melhorar a questão climática. Após análise de dados, os estudantes pesquisadores refletiram e propuseram a criação de um projeto de intervenção no qual a questão climática e ambiental – considerada por eles inseparáveis - deveria ser pauta para rodas de conversa com estudantes das séries iniciais e finais da escola. Ademais, como forma de criação de conteúdo, os estudantes pesquisadores roteirizaram e gravaram podcasts de curta duração para auxiliar na informação de qualidade socialmente referenciada na busca por inserir o debate sobre o que é o racismo ambiental e como ele opera na nossa comunidade. Dentre os temas abordados estão as atividades do agronegócio e as implicações da indústria têxtil na vida cotidiana, como elas fomentam o aumento do consumismo e a ingestão de agrotóxicos, fatores  que afetam diretamente a vida das populações mais vulneráveis, ou seja, o projeto visa discutir como os impactos ambientais são vividos de forma desigual entre as populações com  melhores e piores condições financeiras, desvelando, por fim, como se constitui o racismo ambiental, vivenciando a ciência na prática e dentro da escola.

    Palavras-chave: Escola; Mudanças Climáticas; Podcast; Racismo Ambiental.

    Referências

    Lispector, Clarice. A hora da Estrela. Editora Rocco, Rio de Janeiro – RJ; 2020.

     

    PEREIRA, Diego; AMPARO, Thiago de Souza. Raça, clima e direito: um debate sobre justiça climática. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 10–12, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/924. Acesso em: 1 set. 2025.

     

  • Palavras-chave
  • Escola, Mudanças Climáticas, Podcast, Racismo Ambiental
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica