A Língua indígena Nheengatu: Desafios e Perspectivas de Revitalização

  • Autor
  • jessica diana da cruz carvalho
  • Co-autores
  • Hellen Cristina Picanço Simas
  • Resumo
  •  

    Este trabalho é integrado à pesquisa de mestrado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFAM, cujo a temática é referente ao Ensino bilingue, no qual nos debruçamos acerca de estudos da língua indígena Nheengatu. Tem por objetivo apresentar um panorama histórico e contemporâneo da situação da língua Nheengatu, destacando o impacto da repressão linguística desde o período colonial até o século XX e as recentes ações que visam seu fortalecimento, como a cooficialização em municípios e estados, a tradução da CF/1988, a inserção no ensino público, e a criação de aplicativos digitais. quanto a metodologia, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa e bibliografia para geração de dados, com base em Marconi e Lakartos (2017). Como resultados destacamos que a análise demonstra que, embora o Nheengatu enfrente ameaças, existe um conjunto de práticas que apontam para sua revitalização e fortalecimento identitário entre povos indígenas da Amazônia.

  • Palavras-chave
  • Nheengatu; Língua Geral Amazônica; Revitalização Linguística; Educação Intercultural.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica