Criando e Reutilizando Recurso: Promovendo Aprendizado e Ampliando a Inclusão com Recursos Reciclados.

  • Autor
  • Maria Creuziomar Batista Cardoso
  • Co-autores
  • Arthur Douglas dos Santos Ataíde , Lucio Fernando rocha dos santos , Lucas Bernardo Ramos Pereira , Ryan Rickelme de Souza Braz
  • Resumo
  • Os "3 Rs: Reciclar, Reutilizar e Reduzir" é uma iniciativa importante que visa promover a redução da quantidade de lixo nos igarapés de Manaus e fomentar a reutilização de materiais considerados lixo, possibilitando a inclusão de crianças com múltiplas deficiências e promovendo o desenvolvimento das habilidades das crianças. O estudo demonstra a importância de conscientizar e educar as crianças e seus familiares sobre a problemática do descarte incorreto dos lixos domésticos e oferecer alternativas criativas e pedagógicas para a reutilização de materiais considerados lixos. A reciclagem pode ser uma ferramenta pedagógica valiosa na educação especial, promovendo a inclusão, desenvolvimento de habilidades e conscientização ambiental para alunos com necessidades especiais.

  • Palavras-chave
  • inclusão, recursos reciclados, educação ambiental
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica