Educação Ambiental e Valorização Cultural: A Reutilização do Lixo no Artesanato Kokama para a Preservação dos Igarapés.

  • Autor
  • Maria Belisia Nunes da Silva
  • Co-autores
  • Vitoria Cristina Mota Rocha , Maria Clara Viana Laranjeira , Mayara Luiza Menezes Batista , Isabella Sophia Xavier da Silva
  • Resumo
  • O estudo irá abordar a relação Educação Ambiental e Valorização Cultural: A Reutilização do Lixo no Artesanato Kokama para a Preservação dos Igarapés. A finalidade é promover o trabalho com os "3 Rs" da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) práticas que visam minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos, além de preservar os recursos naturais do nosso habitat. No contexto indígena, a reutilização do lixo é frequentemente integrada à filosofia de respeito à natureza e à sustentabilidade, onde os materiais são valorizados e reaproveitados de maneiras criativas e funcionais, essa prática de reutilização de materiais demonstra a sabedoria ancestral dos povos indígenas, que buscam minimizar o impacto ambiental. Promover com as crianças sobre a importância dos igarapés e saberes da cultura indígena do kokama, promovendo práticas sustentáveis e o respeito à natureza, despertando desde cedo o reaproveitamento de materiais reciclados para a utilização de recursos pedagógicos e para o artesanato de formas lúdicas na educação infantil, bem como promover a vivência na execução do projeto.

  • Palavras-chave
  • Educação Ambiental, Valorização Cultural, lixo no artesanato
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica