Neoliberalismo escolar como expressão da racionalidade neoliberal: implicações para a formação cidadã na Amazônia

  • Autor
  • MAEWEN RAMIRES BARROSO
  • Co-autores
  • Marcos Vinícius da Silva Goulart
  • Resumo
  • Este artigo analisa o avanço da racionalidade neoliberal na educação amazônica e suas implicações para a formação cidadã. Entendendo o neoliberalismo como governamentalidade (Foucault, 2008) que molda subjetividades (Dardot; Laval, 2016), observa-se a escola orientada por eficiência, meritocracia e empreendedorismo, em detrimento de sua função social. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, demonstra-se que, na Amazônia, essa lógica aprofunda desigualdades e promove epistemicídio ao desvalorizar saberes tradicionais (Sousa et al., 2025). A análise de documentos como a BNCC e o Novo Ensino Médio, articulada a estudos sobre a educação regional, mostra que a racionalidade neoliberal corrói a cidadania, convertendo-a em gestão individual de riscos e ampliando exclusões que atingem sobretudo juventudes indígenas, ribeirinhas e periféricas. Defende-se, por fim, a urgência de resistir a essa lógica, reafirmando a escola como espaço de valorização de saberes plurais.

  • Palavras-chave
  • Neoliberalismo; Educação Amazônica; Formação Cidadã.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
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