Construção de saberes docentes no ensino mediado por tecnologia: uma experiência interdisciplinar no ensino de geografia do CEMEAM.

  • Autor
  • Juliana Cruz Bruce Loureiro
  • Co-autores
  • Talita Pedrosa Vieira de Carvalho
  • Resumo
  •  

    O relato analisa saberes docentes no ensino mediado por tecnologia no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM) em aulas de Geografia do 6º ano. O objetivo foi analisar a construção de saberes docentes no contexto amazônico, caracterizando práticas interdisciplinares e identificando competências desenvolvidas. Baseado em Tardif (2014), utilizou metodologia qualitativa através de relato reflexivo. Durante 44 aulas via transmissão satelital, implementaram-se colaborações com professores de História, Ciências, Física, Matemática, Artes, Sociologia e Química. Os resultados evidenciam que o ensino mediado por tecnologia no Amazonas demanda saberes específicos além do conhecimento disciplinar, incluindo competências tecnológicas, comunicacionais e colaborativas. A experiência revela necessidade de ressignificação dos saberes tradicionais e desenvolvimento de habilidades para coordenação de contribuições em formatos audiovisuais curtos, exigindo reformulação da formação docente.

  • Palavras-chave
  • saberes docentes, ensino mediado por tecnologia, interdisciplinaridade, geografia, estado do Amazonas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica