Parceria entre família e escola: Um olhar sobre o processo de adaptação da criança na educação infantil

  • Autor
  • sarah daniely silva
  • Resumo
  • O trabalho propôs, por meio de uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo, analisar a parceria entre família e escola no processo de adaptação de crianças de dois a cinco anos em um CMEI da zona Norte de Manaus – AM. Tal parceria é fundamental para garantir um ambiente de aprendizagem estimulante, favorecendo o desenvolvimento integral da criança. O referencial teórico apoia-se em Paulo Freire (1968) e Vygotsky (1991), que destacam a relevância do ambiente social na aprendizagem. A análise mostrou que a adaptação escolar torna-se mais eficaz quando família e escola compartilham responsabilidades e mantêm diálogo constante, seja por reuniões, informativos, mensagens em aplicativos ou atividades socioculturais. Esse processo favorece um ambiente educacional inclusivo e acolhedor, no qual expectativas e práticas são alinhadas, promovendo uma trajetória educativa bem-sucedida e enriquecedora para a criança.

  • Palavras-chave
  • Família; escola; Educação Infantil; adaptação escolar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica