INCLUSÃO E INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA: O PROCESSO DE ESTUDANTES VENEZUELANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RR

  • Autor
  • ANA LÚCIA CONCEIÇÃO
  • Co-autores
  • Adrián Padilla Fernández , Jonildo Viana dos Santos
  • Resumo
  •  

    Nas últimas décadas, a educação brasileira avançou em termos legais e normativos voltados à inclusão e diversidade cultural. No entanto, alguns fatos como a crescente presença de estudantes migrantes em escolas de Boa Vista-RR, especificamente vindos da Venezuela, evidencia a distância entre o discurso inclusivo e a prática pedagógica cotidiana. A escola, enquanto espaço de diálogo entre culturas, ainda enfrenta dificuldades em romper com o modelo eurocêntrico e homogeneizador, falhando muitas vezes em valorizar as experiências, linguagens e conhecimentos dos estudantes migrantes. Neste texto refletimos sobre os desafios e possibilidades da inclusão intercultural desses estudantes no ensino fundamental de uma escola municipal da capital roraimense. Por outro lado, busca-se identificar estratégias de acolhimento, discutir o conhecimento de professores e gestores sobre interculturalidade e compreender as condições pedagógicas ,formativas para uma prática efetiva e equitativa.

     

  • Palavras-chave
  • Inclusão Educacional, Interculturalidade, Migração.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica