MEMÓRIA DE TRABALHO E CONTROLE INIBITÓRIO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO: a educação inclusiva em foco

  • Autor
  • Mateus Richard Ribeiro Batista
  • Co-autores
  • Rafael Oliveira da Silva , Lúcio Fernandes Ferreira
  • Resumo
  •  

    Funções executivas (FEs) são habilidades cognitivas que nos permitem planejar, organizar, memorizar, resolver problemas, no contexto escolar, elas desempenham papéis importantes para a aquisição de conteúdos e na regulação de comportamentos em sala de aula. Dentre as FEs, duas se destacam, a Memória de trabalho (MT) e o Controle inibitório (CI). As FEs são frequentemente afetadas nos transtornos do neurodesenvolvimento. Sendo assim, o objetivo desse estudo é conhecer a relação entre memória de trabalho e controle inibitório de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Os achados convergem para a constatação de que memória de trabalho e controle inibitório são funções executivas-chave impactadas nos transtornos do neurodesenvolvimento.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Funções Executivas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica