Entre Império e Repúblicas: A Infância e o Currículo Escolar no Amazonas (1872–1930)

  • Autor
  • Fábio Rodrigo Severiano Guelber
  • Co-autores
  • Pérsida da Silva Ribeiro Miki
  • Resumo
  •  

    O trabalho proposto baseia-se no projeto de doutorado aprovado pelo programa Educanorte, voltado à construção do conhecimento sistematizado sobre a representação histórica da educação primária no Amazonas. A pesquisa analisa as políticas públicas e os currículos escolares voltados à infância, entre 1872 e 1930, na transição do Império à República. Mais do que descrever aspectos educacionais e fatos históricos, busca-se compreendê-los em articulação com os contextos sociais da época. A relevância do estudo está vinculada ao campo da História da Educação e das Políticas Públicas oitocentistas e republicanas, ampliando a compreensão sobre a função do currículo escolar na formação de crianças na Região Norte. Ao investigar rupturas e permanências nas disciplinas escolares, o trabalho contribui para valorizar a memória educacional amazônica e os sentidos atribuídos à infância nesse período de transformação política.

     

     

  • Palavras-chave
  • História da Educação, Currículo, Educação de crianças, Império e República
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica