A defasagem no ensino da matemática básica no Brasil, especialmente no Ensino Médio, compromete o desempenho acadêmico e o interesse dos estudantes pela disciplina. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo digital educativo, no estilo aventura e RPG, voltado para o reforço da matemática básica entre estudantes do Ensino Médio. O objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizado contextualizada, utilizando elementos de gamificação e uma narrativa inspirada na cultura do Egito Antigo para estimular o raciocínio lógico e o engajamento dos alunos. Para fundamentar o projeto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, incluindo análise documental de dados oficiais sobre educação matemática no Brasil, com atenção especial às escolas públicas do Amazonas e aos desafios da educação na região Norte, considerando alunos indígenas, ribeirinhos e estudantes de áreas mais remotas. Espera-se que a aplicação do jogo contribua para a melhora do desempenho dos estudantes, aumentando sua motivação para o estudo da matemática e fortalecendo a base matemática necessária para o avanço escolar. O projeto se diferencia por integrar múltiplos recursos de gameplay, como sistema de níveis, desafios matemáticos contextualizados e narrativa progressiva, promovendo autonomia e uma aprendizagem dinâmica e interativa. Assim, o trabalho busca inovar metodologias educacionais e atender às necessidades atuais dos alunos do Ensino Médio, inclusive nas regiões com maiores desigualdades educacionais, como o Amazonas.
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