ISSORI: UM JOGO EDUCATIVO DIGITAL DE MATEMÁTICA BÁSICA NO EGITO ANTIGO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Beatriz Saory Nishi Souza
  • Co-autores
  • Micaela Vitória Figueiredo da Silva , Stephany Mayara de Carvalho Carbajal , merson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • A defasagem no ensino da matemática básica no Brasil, especialmente no Ensino Médio, compromete o desempenho acadêmico e o interesse dos estudantes pela disciplina. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo digital educativo, no estilo aventura e RPG, voltado para o reforço da matemática básica entre estudantes do Ensino Médio. O objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizado contextualizada, utilizando elementos de gamificação e uma narrativa inspirada na cultura do Egito Antigo para estimular o raciocínio lógico e o engajamento dos alunos. Para fundamentar o projeto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, incluindo análise documental de dados oficiais sobre educação matemática no Brasil, com atenção especial às escolas públicas do Amazonas e aos desafios da educação na região Norte, considerando alunos indígenas, ribeirinhos e estudantes de áreas mais remotas. Espera-se que a aplicação do jogo contribua para a melhora do desempenho dos estudantes, aumentando sua motivação para o estudo da matemática e fortalecendo a base matemática necessária para o avanço escolar. O projeto se diferencia por integrar múltiplos recursos de gameplay, como sistema de níveis, desafios matemáticos contextualizados e narrativa progressiva, promovendo autonomia e uma aprendizagem dinâmica e interativa. Assim, o trabalho busca inovar metodologias educacionais e atender às necessidades atuais dos alunos do Ensino Médio, inclusive nas regiões com maiores desigualdades educacionais, como o Amazonas.

  • Palavras-chave
  • matemática básica, ensino médio, gamificação, jogos digitais educativos, aprendizado interativo, Amazonas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
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