ENTRE TEORIA E PRÁTICA: HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O PROFESSOR MEDIADOR

  • Autor
  • LÚCIA REGINA DOS SANTOS PAZ DE ARAÚJO
  • Co-autores
  • JOYCE CAMILA MARTINS , DARLINDA DIAS MONTEIRO
  • Resumo
  • O presente texto parte da reflexão acerca da função do professor e da escola que, na atualidade, são compreendidos como mediadores entre os estudantes e o conhecimento. A partir disso, estabeleceu-se a finalidade de investigar as perspectivas da mediação,  adotando-se, para isso,  uma abordagem qualitativa com instrumentos da pesquisa bibliográfica, em que se buscou enfatizar pontos de contribuição  entre teóricos como Vygotsky (1991), Feuerstein (2014) e Tébar (2011), para oferecer um olhar crítico acerca do conceito de mediação/mediador. Também fez-se uma observação sobre a experiência desenvolvida pelo estado do Amazonas com o Ensino Presencial Mediado por Tecnologia (EPMT). Conclui-se que a mediação, ao promover interações significativas, respeitar ritmos individuais e estimular a reflexão, contribui para a formação integral do educando, preparando-o para exercer plenamente sua cidadania e enfrentar com competência e sensibilidade os desafios da sociedade contemporânea.

  • Palavras-chave
  • Mediação, Professor mediador, Educação em contextos contemporâneos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica