O uso do aplicativo GCompris como ferramenta de intervenção na alfabetização de alunos autistas: Um estudo de caso

  • Autor
  • Luciana da Costa Campelo
  • Co-autores
  • Samia Darcila Barros Maia , Lúcio Fernandes Ferreira
  • Resumo
  •  

    Alunos com TEA enfrentam dificuldades na alfabetização, exigindo metodologias inovadoras que favoreçam a inclusão. O software GCompris mostrou-se eficaz ao promover, de forma lúdica e interativa, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e de linguagem. Baseada em Vygotsky e no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), a experiência com um aluno de 6 anos demonstrou avanços em leitura, escrita, raciocínio lógico e interação social. Assim, conclui-se que a integração de tecnologias assistivas, metodologias ativas e formação docente qualificada é fundamental para uma educação inclusiva, significativa e equitativa.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, GCompris, Intervenção Pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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