MATEMÁTICA COM SABOR DA AMAZÔNIA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FRAÇÕES POR MEIO DE ALIMENTOS REGIONAIS NA SALA DE AULA

  • Autor
  • Alcianny Costa dos Santos
  • Co-autores
  • Kelly Cristina Batista de Castro
  • Resumo
  • O artigo relata a aplicação da sala de aula invertida associada a jogos pedagógicos no ensino de frações para alunos do 5º ano em escola pública de Manaus/AM. Com abordagem qualitativa e descritiva, a experiência envolveu estudo extraclasse com vídeos, animações e textos sobre situações cotidianas, seguido de atividades presenciais com alimentos regionais e jogos matemáticos. A metodologia favoreceu aprendizagem concreta, colaborativa e contextualizada, valorizando o protagonismo estudantil, a cultura local e a construção coletiva do conhecimento. Os resultados apontaram maior engajamento, autonomia e compreensão dos conceitos matemáticos. A experiência confirma o potencial da sala de aula invertida como estratégia eficaz nos anos iniciais, em consonância com metodologias ativas e referenciais de Freire, Vygotsky e D’Ambrosio, contribuindo para práticas inovadoras e significativas na educação básica.


     

     

  • Palavras-chave
  • Sala de aula invertida. Frações. Ensino Fundamental. Metodologias Ativas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica