Nos anos iniciais do ensino fundamental, o letramento matemático constitui um dos principais desafios para a formação integral do educando, conforme a Lei nº 9.394/96, que orienta a educação básica para o exercício da cidadania. A ausência desse letramento compromete a participação plena do indivíduo na sociedade, afetando decisões em áreas como saúde, política e meio ambiente. Diante desse cenário, a Teoria dos Campos Conceituais (TCC), de Vergnaud (1993), fundamentou a prática educativa relatada, ao considerar os esquemas individuais que os estudantes mobilizam na resolução de situações-problema. A experiência foi realizada por meio de jogos matemáticos que favoreceram a compreensão das propriedades multiplicativas: comutativa, associativa, distributiva e do elemento neutro. O objetivo dessa prática educativa é apresentar a compreensão das propriedades multiplicativas de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da utilização de jogos matemáticos em práticas educativas inovadoras. A pesquisa, de abordagem qualitativa (Oliveira, 2007), foi desenvolvida na Escola Estadual Osmar Pedrosa, zona norte de Manaus, com estudantes do 3º ao 5º ano. Foram utilizados três recursos pedagógicos: O jogo Multiplica Mente destaca o papel do pensamento aritmético no cálculo mental, rapidez de raciocínio e mobilização de esquemas cognitivos; O Percurso “Pensando com os Pés” consistiu em pegadas de emborrachado com multiplicações comutativas, nas quais o estudante avançava ao resolver corretamente as operações; As Cartas numeradas de 0 a 10 e símbolos matemáticos utilizadas para explorar as propriedades associativa e distributiva, estimulando a formulação, argumentação e protagonismo dos alunos. O impacto da prática educativa contribuiu para que os estudantes expressassem suas compreensões sobre a multiplicação em situações do cotidiano, fortalecendo o pensamento aritmético. Para os docentes, tornou-se um recurso de apoio ao ensino, incentivando metodologias ativas e possibilitando avanços a partir do nível de desenvolvimento de cada aluno. Na comunidade escolar, os resultados foram socializados em exposições locais e estaduais, estreitando os laços entre escola e sociedade. A experiência demonstrou que práticas fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais potencializam a construção do pensamento aritmético e a compreensão das propriedades multiplicativas. Além de favorecer a aprendizagem, estimularam a motivação, a autonomia e o protagonismo estudantil. Trata-se de uma proposta replicável em diferentes contextos educacionais, com potencial para fortalecer a inclusão e ampliar o letramento matemático nos anos iniciais.
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