Professores e a Abordagem Reggio Emília: Desafios, Transformações e Possibilidades na Educação Infantil

  • Autor
  • VITORIA OLIVEIRA MIRANDA
  • Co-autores
  • Kelly Christiane Silva de Souza
  • Resumo
  • Este estudo, originado de projetos de iniciação científica e do TCC da autora, analisa como professores da Educação Infantil compreendem e aplicam a abordagem Reggio Emília no contexto brasileiro. A pesquisa qualitativa envolveu revisão sistemática de literatura (2019-2024), observações em duas escolas de Manaus e entrevistas com docentes e gestores. Os resultados evidenciam práticas mais lúdicas e colaborativas, ambientes planejados e maior integração com famílias e comunidade, embora persistam entraves ligados à formação docente e resistência a mudanças. As experiências de estágio revelaram o impacto de atitudes de escuta, empatia e valorização das múltiplas linguagens das crianças. Conclui-se que a pedagogia Reggio Emília favorece práticas humanizadas e democráticas, mas requer apoio institucional e formação continuada para consolidar sua aplicação.

  • Palavras-chave
  • Abordagem Reggio Emília; Professores; Estratégias Pedagógicas; Educação Infantil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica