Entre o colonizador e os mil povos: reflexões literárias na formação crítica de estudantes amazônidas

  • Autor
  • Beatriz Lucas Ferreira
  • Co-autores
  • Maison Antonio Dos Anjos Batista , Claudiana Nair Pothin Narzetti
  • Resumo
  • A literatura configura-se como um poderoso instrumento de conhecimento e transformação social, capaz de ampliar nossas percepções sobre a realidade e a diversidade humana. Este potencial crítico é particularmente evidente quando analisamos a produção literária brasileira em seus primórdios. O Quinhentismo, gênero marcado pelos relatos de viajantes e colonizadores, não apenas registrou o primeiro contato com as terras e os povos originários, mas também atuou na construção de uma visão de mundo colonialista e etnocêntrica. O presente resumo descreve uma atividade pedagógica intitulada “Redescobrindo o Brasil”, desenvolvida com alunos do ensino médio em Manaus, que utilizou justamente esses textos fundadores para promover uma reflexão crítica. Os resultados evidenciaram a potência da literatura como ferramenta para desconstruir estigmas históricos, valorizar saberes silenciados e fomentar uma educação mais plural e consciente, profundamente conectada à realidade sociocultural da Amazônia.

  • Palavras-chave
  • Quinhentismo; Literatura; Indígenas; Descobrimento do Brasil;
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
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