Nascentes e Culturas de Ecologia – Projeto de Educação Ambiental para o 3º Ano do Ensino Fundamental I

  • Autor
  • ALCIRENE ALVES FERREIRA
  • Resumo
  •  

    O projeto “Nascentes e Culturas de Ecologia”, desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, buscou despertar a consciência ambiental e o cuidado com os igarapés urbanos, especialmente suas nascentes, ameaçadas pela poluição e ocupação desordenada em Manaus.

     

    Objetivos

                          Geral: Incentivar o interesse dos estudantes pelos igarapés urbanos e suas nascentes, com práticas lúdicas e uso de materiais recicláveis.

                          Específicos:

                1.         Compreender a importância ecológica e cultural dos igarapés;

                2.         Identificar problemas ambientais que os afetam;

                3.         Estimular a reutilização de materiais e atitudes sustentáveis.

     

    Metodologia

     

    Foram utilizadas práticas interativas e acessíveis: rodas de conversa, vídeos, observação da natureza, leitura e contação de histórias, dramatização da narrativa “O Caminho do Igarapé”, experimentos simples (como filtro caseiro de água), produções artísticas, trabalhos em grupo e saídas ao ar livre em parceria com famílias e comunidade. A pesquisa combinou investigação bibliográfica e de campo, culminando em uma exposição final.

     

    Resultados

     

    As crianças demonstraram maior interesse pelo ambiente ao redor, identificaram problemas ambientais e propuseram soluções criativas. As atividades fortaleceram o trabalho em grupo, o vínculo com a natureza e a valorização dos saberes locais e costumes sustentáveis. Houve uma formação de identidade ecológica aliando ciência e cultura regional.

     

    Conclusão

     

    O projeto cumpriu seu papel de formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental desde os primeiros anos escolares. As experiências práticas, associadas ao diálogo e ao resgate cultural, permitiram aprendizagens significativas sobre o ciclo da água, a importância das nascentes e o papel de cada um na conservação do planeta. Reforça-se a escola como espaço de transformação social e ambiental.

     

    Referências:

    Castro, E., & Athayde, S. (2021). Igarapés urbanos na Amazônia: desafios da governança hídrica em Manaus. Revista Ambiente & Sociedade, 24.

    Loureiro, C. F. B. (2004). Educação ambiental crítica: elementos para o debate e a prática pedagógica. São Paulo: Cortez.

    Ribeiro, D. C. (2020). Geopoética dos igarapés: memória, paisagem e sensibilidade na cidade de Manaus. Dissertação (Mestrado em Geografia), UFAM.

    Santos, B. de S. (2006). A ecologia dos saberes. In: A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez.

    SEMMAS. (2023). Relatório de qualidade ambiental dos igarapés de Manaus. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

     

  • Palavras-chave
  • NASCENTES, ECOLOGIA, IGARAPÉS
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
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