Formação de Professores da Educação Infantil do Campo: Integrando Pensamento Computacional na Prática Pedagógica

  • Autor
  • Leida Gilvane Cantalice Ribeiro
  • Co-autores
  • Milene Mírian Araújo Monteiro , Josiano Régis Caria
  • Resumo
  •  

     

    Este artigo descreve a experiência de uma oficina de quatro horas para professoras da Educação Infantil do Campo, com o objetivo de introduzi-las ao Letramento em Programação e ao Pensamento Computacional (PC). A formação utilizou metodologias desplugadas e lúdicas, adaptadas à realidade rural de Manaus. As atividades, organizadas em seis Grupos de Trabalho, exploraram os pilares do PC através de tarefas como leitura de receitas, criação de mapas simbólicos, encenação de trajetos e identificação de padrões no cotidiano do campo. Os resultados indicam que as participantes compreenderam a viabilidade de ensinar programação sem o uso de computadores, valorizando seus próprios conhecimentos. A experiência reforçou a importância de estratégias formativas que respeitem o território e promovam a integração do Pensamento Computacional de forma relevante e inovadora na Educação Infantil do Campo.

  • Palavras-chave
  • Pensamento Computacional, Educação do Campo, Formação de Professores, Educação Infantil, Programação Desplugada.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica