O Projeto Atlas é um programa de reforço escolar focado em Ciências, Matemática, Física, Sustentabilidade e Empreendedorismo voltado para alunos do ensino fundamental e médio de Itacoatiara-Am. Realizado em 2025 no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o projeto buscou melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes nessas disciplinas desafiadoras. Dividido em núcleos, cada núcleo com equipes formadas por docentes, professores da rede pública e universitários, o projeto utilizou metodologias de ensino inovadoras e alinhadas à BNCC, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas. Atuei no núcleo de física como preceptora, no subprojeto de Astronomia, que utilizou uma abordagem interdisciplinar e o software Stellarium para reforçar o aprendizado de Física.
A iniciativa também conectou os alunos com a universidade, com o objetivo de abrir novas perspectivas para o futuro acadêmico e profissional dos participantes. O projeto objetivou-se promover o reforço escolar e o conhecimento na área de física por meio do ensino de Astronomia para alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio das escolas das redes estadual e municipal na cidade de Itacoatiara - Am. Os objetivos Específicos:
l Criar um ambiente de aprendizagem estimulante para que os estudantes possam vivenciar a atmosfera universitária e se sentirem parte integrante desse espaço de conhecimento;
l Democratizar o acesso ao conhecimento científico por meio de atividades itinerantes, alcançando estudantes de outras escolas;
l Contribuir para a formação continuada e a alfabetização científica de professores e monitores, incentivando a troca de boas práticas e a busca por soluções inovadoras.
A metodologia do subprojeto de Astronomia foi baseada na pesquisa-ação qualitativa, combinando teoria e prática para envolver os alunos. As atividades foram realizadas no ICET/UFAM aos sábados, focando na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e usando uma variedade de metodologias ativas, como:
l Sala de aula invertida, onde os alunos se preparavam antes da aula.
l Aula dialógica, para promover discussões e troca de conhecimentos.
l Aprendizagem baseada em problemas e projetos, para estimular a autonomia e o trabalho em equipe.
l Metodologias investigativas, para desenvolver a curiosidade e o pensamento crítico.
O software Stellarium também foi usado para o estudo de astronomia. A avaliação foi contínua, baseada no engajamento e na interação dos participantes.
Acredita-se que o projeto gerou impactos positivos na educação de Itacoatiara. Na comunidade escolar, ajudando no desempenho dos alunos por meio de abordagens inovadoras, como as do subprojeto de Astronomia. A iniciativa também contribuiu para a formação continuada dos professores, que puderam colaborar com a universidade e ter acesso a novas metodologias de ensino.
Para a comunidade em geral, o projeto democratizou o acesso ao conhecimento científico, levando a UFAM para mais perto dos estudantes e desmistificando o ambiente acadêmico. Ao conectar os participantes com a universidade, o projeto estimulou a formação profissional e acadêmica, abordando ainda temas importantes como sustentabilidade e empreendedorismo.
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