Essa pesquisa surgiu a partir das dificuldades enfrentadas com conceitos básicos como a multiplicação nas aulas de matemática com os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II na E.E. Regina Fernandes, em Manacapuru/AM. Os autores escolhidos foram Kamii (1983), Piaget (2013) e Vygotsky (1991). Essa pesquisa aplicada, de abordagem quali-quantitativa, teve como objetivo discutir a formação mental do número entre na teoria piagetiana. Seus objetivos específicos são: i) Estudar conceitos matemáticos; ii) analisar conceitos matemáticos a partir de materiais concretos; iii) praticar conceitos da matemática por meio de jogos em equipe. O trabalho seguirá 5 etapas: a) Estudo dos conceitos piagetianos; b) prática da teoria de Piaget da formação do número; c) estudo da origem da multiplicação; d) aplicação da multiplicação a partir de jogos concretos; e) Apresentação e gincana. O trabalho visa melhorar os conhecimentos matemáticos dos estudantes.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica