POR QUE ELES NÃO CONSEGUEM MULTIPLICAR? UM ESTUDO SOBRE DIFICULDADES MATEMÁTICAS NO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL REGINA FERNANDES-MANACAPURU/AM

  • Autor
  • Mara Rejane Ribeiro da Silva
  • Co-autores
  • Isabelle Soriano Garcia , Davi da Silva Nunes , Felipe Miguel Gomes Miranda , Libson Holanda Pereira
  • Resumo
  • Essa pesquisa surgiu a partir das dificuldades enfrentadas com conceitos básicos como a multiplicação nas aulas de matemática com os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II na E.E. Regina Fernandes, em Manacapuru/AM. Os autores escolhidos foram Kamii (1983), Piaget (2013) e Vygotsky (1991). Essa pesquisa aplicada, de abordagem quali-quantitativa, teve como objetivo discutir a formação mental do número entre na teoria piagetiana. Seus objetivos específicos são: i) Estudar conceitos matemáticos; ii) analisar conceitos matemáticos a partir de materiais concretos; iii) praticar conceitos da matemática por meio de jogos em equipe. O trabalho seguirá 5 etapas: a) Estudo dos conceitos piagetianos; b) prática da teoria de Piaget da formação do número; c) estudo da origem da multiplicação; d) aplicação da multiplicação a partir de jogos concretos; e) Apresentação e gincana. O trabalho visa melhorar os conhecimentos matemáticos dos estudantes.

     

  • Palavras-chave
  • Conceitos básicos matemáticos, formação do número, teoria piagetiana.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica