GAME EDUCACIONAL APUANA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Daniel Souza da Costa.
  • Co-autores
  • Isabelle Crysthine Conceição Pereira. , Samuel Farias Texeira , Raimundo Nonato de Souza Bernado . , Andrew dos Santos Mendes .
  • Resumo
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    Introdução

    O game educacional como Ferramenta de Aprendizagem Pedagógica é um dos recursos que ajuda o aluno a superar ou pelo menos amenizar as dificuldades de aprendizagem de forma desafiadora, interativa, torna a exploração dos objetos de conhecimento menos complexos e de fácil entendimento, permite a participação ativa no aprendizado de maneira criativa e autônoma. Como também é um dos instrumentos pedagógicos digitais que o professor pode utilizar com os alunos desta nova geração, onde a tecnologia faz parte do seu cotidiano.

    Objetivo

    Amenizar as dificuldades de aprendizagem e aprimorar os conhecimentos escolares tendo como ferramenta pedagógica o Game Educacional, fazendo com que o estudante se torne protagonista do seu processo de aprendizagem e o professor um mediador, facilitador e articulador desse desenvolvimento.

     

    Método

    O game proposto é uma corrida de aventura pela selva amazônica, na qual o avatar avança de fase ao aplicar conhecimentos escolares e experiências de vida. Cada fase apresenta um cenário temático relacionado ao contexto amazônico, incluindo obstáculos que estimulam valores éticos e sociais. O jogo aborda conteúdos de Língua Portuguesa (fonologia, ortografia, leitura, interpretação e produção textual) e Matemática (conjuntos, sistema de numeração decimal, números romanos, números naturais, operações, propriedades, sentenças matemáticas, formas geométricas e números inteiros). Além disso, o game promove conhecimentos gerais sobre a Floresta Amazônica, destacando sua biodiversidade e importância global.

    Impacto na Escola e na Comunidade

    Espera-se com essas aventuras e experiencias que o aluno ao fazer uso do game possa superar ou pelo menos amenizar as suas dificuldades de aprendizagem, como também possa intensificar os valores pessoais e perceba a sua importância na sociedade a qual participa como protagonista de sua própria história de vida e da vida do outro, e, que obtenha maiores conhecimentos da região Amazônica e sua importância para a vida como um todo.

    Conclusão

    Os games educacionais utilizados como ferramentas pedagógicas têm a capacidade de facilitar o aprendizado nas várias áreas do conhecimento, etapas e modalidades de ensino, ao serem utilizados como um recurso adaptado e contextualizado com as reais necessidades e capacidades do aluno a quem o game se destina, logo é imprescindível que o professor ao fazer uso em suas aulas, deve ter claro seus objetivos educacionais para que esta ferramenta não perca a sua importância e essência no aperfeiçoamento do conhecimento do aluno e superação das dificuldades encontradas nos conhecimentos escolares.

     

     

  • Palavras-chave
  • Game Educacional ; Aprendizagem Ativa; Tecnologia na Educação
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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