CRÔNICAS DA ADOLESCÊNCIA: DA ESCRITA TERAPÊUTICA À PRÁTICA DA PRODUÇÃO NARRATIVA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MANACAPURU-AM

  • Autor
  • JOSEIA DA SILVA REIS
  • Co-autores
  • Jhenyfer Sampaio da Silva , Beatriz do Nascimento Frazão , Maria Eduarda Bacelar de Souza , Isaias Brito da Silva
  • Resumo
  •  

    Esse projeto de pesquisa surgiu a partir das dificuldades enfrentadas com a escrita nas aulas de língua portuguesa com os alunos do 6º e 7º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Carlos Pinho, em Manacapuru/AM. Os autores escolhidos para basear a pesquisa foram Ferreiro & Teberosky (1999), Freire (1997) e Piaget (2013). Essa pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, teve como objetivo geral analisar os ensinamentos a partir das crônicas escritas pelos próprios alunos. Seus objetivos específicos foram os seguintes: i) escrever crônicas de diversos tipos; ii) analisar as crônicas produzidas pelos estudantes; iii) apreciar as crônicas produzidas pelos estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. O Projeto seguirá 5 etapas: a) Estudo da crônica; b) Passo-a-passo da crônica; c) Produção da crônica; d) Revisão textual; e) Publicação. O trabalho visa formar jovens alunos escritores e futuros autores da Região Amazônica.

  • Palavras-chave
  • Crônicas da adolescência, escrita terapêutica, produção narrativa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica