DO PAPEL DE OBSERVADOR A DE PROFESSOR: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS NO PIBID

  • Autor
  • Ana Isabel de Paula Elias
  • Co-autores
  • Eva Luanny de Vasconcelos Das Mercês , Helena de Oliveira Padilha , Leika Walesca Silveira dos Santos , Daniela Maria de Lima Melo dos Santos
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta um relato de experiência de acadêmicas de Licenciatura em Dança da UEA, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a SEDUC/AM, destacando aprendizagens decorrentes da vivência escolar e seus impactos na formação docente. Inicialmente, as bolsistas atuaram como observadoras da rotina escolar e das práticas da professora supervisora. Gradualmente, assumiram funções de apoio e passaram ao planejamento e execução de oficinas e aulas. Esse processo proporcionou uma compreensão mais ampla sobre o papel do professor, sobretudo diante das limitações de acesso à arte e da diversidade dos estudantes, incluindo aqueles com TDAH e TEA. A inserção no ambiente escolar exigiu empatia, criatividade e flexibilidade, reforçando a percepção do professor como mediador cultural e agente de transformação.

  • Palavras-chave
  • PIBID; Formação docente; Dança; Educação básica; Vivências.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica